MBA

Gestão De Negócios: Vendas e Planejamento de Vendas

Incentivo a formação do Gestor do Futuro, com bolsa corporativa de até R$ 12.870,00

Previsão de início: 01/04/2019 *
Dias da semana: segundas- feiras das 19h00 às 23h00.
Local:Station – Av. Dr. Cardoso de Melo, 1491

* sujeito ao quórum mínimo

Faça sua inscrição

MBA Gestão De Negócios: Vendas e Planejamento de Vendas


FIA E O MBA

A FIA – Fundação Instituto de Administração é uma entidade privada sem fins lucrativos, estabelecida em 1980 por iniciativa de professores do Depto. de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – FEA/USP (Universidade de São Paulo).

Desde o lançamento do 1º curso de MBA, em 1993, mais de 6 mil alunos já foram formados pela FIA. Em 2005 foi declarada como instituição de utilidade pública federal conforme publicação no Diário Oficial da União.

Todos os cursos de MBAs são reconhecidos pelo MEC, bem como têm a sua qualidade certificada pela AMBA – Association of MBAs, entidade sediada em Londres e que reúne as mais conceituadas escolas de negócios do mundo.

O Pós-MBA classificou-se no ranking Educação Executiva da Financial Times 2010, obtendo a 26ª colocação entre 60 escolas do mundo todo e coloca a FIA entre as primeiras escolas brasileiras classificadas nesse prestigioso ranking, na categoria “Cursos Abertos de Educação Executiva”.

O MBAs FIA caracterizam-se pela seriedade do seu desenvolvimento, a exigência da presença dos alunos às aulas e a assiduidade dos alunos aos estudos. Também se caracterizam pela frequente avaliação dos conteúdos das disciplinas e desempenho dos professores de forma a manter a excelência da FIA como uma das melhores Escolas de Negócios do Brasil.

A coordenação do curso estará a cargo dos professores Dr. José Roberto Securato e Prof. Dr. Claudio Felisoni de Angelo.

Apresentação do Curso

Este programa foi desenvolvido pela equipe técnica do PROVAR (Programa de Varejo) com a colaboração de Gestores e Diretores de áreas Comerciais e de Compras de diversas empresas, nacionais e multinacionais, reunindo conceitos, ferramentas gerenciais e técnicas essenciais ao exercício das funções de gestão nos negócios em varejo, combinando teoria e prática.

A versão compacta do curso em sua modalidade a distância (EAD) foi cuidadosamente planejada para garantir um nível de compreensão do conteúdo e sua aplicabilidade de modo similar ao das turmas presenciais. A metodologia EAD privilegia a interação em um ambiente virtual, realizando trocas, sanando dúvidas, recriando, assim, de modo diferenciado, o ambiente acadêmico de elevado nível que diferencia os cursos do PROVAR – FIA.

Diferencial do Curso

Com a experiência obtida com o PROVAR (Programa de Administração de Varejo), o Programa de Educação Continuada da FIA desenvolveu o curso de MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS: VENDAS E PLANEJAMENTO DE VENDAS que tem como meta aprofundar o estudo da administração comercial e suas relações com o mercado.

O MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS: VENDAS E PLANEJAMENTO DE VENDAS foi desenvolvido pela equipe do LABFIN-PROVAR, em parceria com gestores e profissionais do mercado, com o propósito de ser uma das referências na educação executiva na área.

O principal diferencial do curso é apresentar aos alunos uma visão ampliada, sistêmica e abrangente da gestão comercial e de vendas, com o enfoque nas estratégias e nas tendências empresariais no Brasil e no mundo.

 

Objetivos:

  • Capacitar os profissionais para aplicação dos conceitos de negócios, práticas, técnicas e ferramentas gerenciais atualizadas na área de Planejamento Comercial e Vendas.
  • Valorizar a interdisciplinaridade na discussão de casos práticos de assuntos relacionados à gestão de negócios e a importância do planejamento comercial.
  • Aprimorar habilidades e competências de gestores e líderes de diferentes organizações com foco em ampliação de negócios, alinhando questões estratégicas, administrativas e operacionais a partir de aulas dinâmicas e debates com especialistas.
  • Estabelecer claramente a necessidade do produto final de vendas de forma estruturada dentro do planejamento estruturado.

PÚBLICO-ALVO

  • Profissionais da área comercial que buscam evoluir na carreira, reunindo conceitos e ferramentas necessárias para uma melhor performance, resultados superiores e crescimento na empresa.
  • Profissionais que desejam se atualizar e se aprofundar em gestão de negócios e planejamento comercial.
  • Profissionais que objetivam assumir cargos executivos na área comercial em diversos setores organizacionais (serviços, varejo, indústria e terceiro setor).
  • Profissionais que desejam adquirir competências essenciais para a gestão estratégica comercial com foco no mercado competitivo.

METODOLOGIA E DESENVOLVIMENTO DAS AULAS

A metodologia do curso terá por base aulas expositivas com apoio de recursos audiovisuais e material de ensino auxiliar. Serão utilizados recursos didáticos que facilitem o processo de aprendizagem do grupo, com estudo de casos, conceituação e capacitação teórica, dinâmica de grupo e exercícios em grupo e individuais. O emprego de múltiplas abordagens e técnicas de ensino contribui decisivamente para a fixação de conceitos e aquisição de habilidades.

Atividades:

Leitura – o participante deve ler com atenção os conteúdos, casos e conceitos que constam na apostila virtual do programa. O participante recebe a indicação de artigos, outros textos e vídeos que abordam o tema da aula.
Vídeo-aulas – que explicam o conteúdo.
Fórum – aberto desde o primeiro momento, para que o aluno possa debater com seus colegas os desafios que enfrenta quanto a cada conteúdo abordado pelo curso.
Exercícios e estudos de caso – estimulando a interação entre teoria e prática.

Sistema de Avaliação

Cada módulo é composto por disciplinas. Os alunos serão avaliados em cada uma das disciplinas do programa por meio de prova escrita, além de trabalhos individuais ou em grupo. No caso da avaliação da disciplina ocorrer por prova e trabalhos, a média ponderada da mesma será composta pelos pesos de 70% e 30%, respectivamente. Os trabalhos terão peso máximo de 30%. A nota do módulo será composta pela média das disciplinas que o compõe e deverá ser, no mínimo, 7,0 (sete).

Carga Horária

500 horas/aula, divididas da seguinte forma:

  • 400 h – aulas presenciais;
  • 100 h – estudos dirigidos (Ensino a distância – EaD)

MATRIZ CURRICULAR* 

Módulo Disciplina CH
Estratégia Empresarial, Cenários Econômicos e Métodos Quantitativos Estratégia Empresarial 18
Economia Aplicada e Cenários Econômicos Globais 16
Estatística aplicada 18
Gestão Estratégica de Pessoas Gestão de Pessoas e Liderança Contemporânea 28
Gestão Financeira em Vendas Finanças Corporativas: Cálculo Financeiro e Análise de Investimentos 18
Contabilidade e Análise de Demonstrações Financeiras 18
Margem, formação de Preço e Investimentos em Atividades Promocionais Margem, formação de Preço e Investimentos em Atividades Promocionais 20
Gestão de Operações e Informações Gestão de Operações e Informações 20
Tópicos em Gestão de Negócios Tópicos em Gestão de Negócios 16
Planejamento Comercial e Gestão de Canais em Vendas Gestão e Planejamento comercial 18
Gestão de Canais e Logística 18
Internet como Canal de Vendas e Mídias Sociais 16
Trade Marketing e Gestão de Contratos em Vendas Trade Marketing e Gestão de Contratos 20
Marketing em Vendas Marketing Estratégico 18
Segmentação, Posicionamento e Relacionamento com o cliente 22
Técnicas de Vendas Técnicas de Apresentação e Visita a Clientes 16
Técnicas de Vendas B2B e B2C 16
Pós-vendas e Negociação Pós-vendas e Negociação 28
Simulação Empresarial Aplicada aos Negócios Simulação Empresarial Aplicada aos Negócios 56
Sustentabilidade e Responsabilidade Social Sustentabilidade e Responsabilidade Social 30
Empreendedorismo Empreendedorismo 35
Governança Corporativa e Ética Empresarial Governança Corporativa e Ética Empresarial 35
Total 500

* A FIA reserva-se ao direito de modificar o conteúdo programático do curso caso seja necessário atualizá-lo, desde que mantendo a carga-horária adquirida pelo participante.


FORMAÇÃO GERAL

ESTRATÉGIA EMPRESARIAL, CENÁRIOS ECONÔMICOS E MÉTODOS QUANTITATIVOS – 52h

  • Estratégia Empresarial – 18h Natureza da Estratégia e suas dimensões: desafios, definições e níveis (corporativo, competitivo e funcional). Processos de definição de Estratégia e etapas de um processo de Planejamento Estratégico – Estratégias Deliberadas X Emergentes. Vantagem Competitiva: conceitos, vantagem competitiva de custos X diferenciação. Análise do ambiente externo: macro ambiente e ambiente competitivo. Análise dos Recursos e Capacidades Organizacionais: Visão Baseada em Recursos, Análise SWOT. Matriz de Decisões Estratégicas. Execução da Estratégia: desafios e modelos. Introdução ao Balanced Scorecard (BSC): visão financeira, clientes, processos internos, aprendizado e crescimento. Processos para organizações voltadas à estratégia. Benefícios de gerenciar com BSC. Alinhamento do BSC à gestão dos negócios. Oportunidades de gerenciar com BSC. Os processos de construção e implementação do BSC.
  • Economia Aplicada e Cenários Econômicos Globais – 16h Fundamentos de política econômica e seus Instrumentos. Agregados macroeconômicos. Principais variáveis macroeconômicas e suas relações. PIB-Produto Interno Bruto, taxa de juros, taxa de câmbio e balanço de pagamentos. Cenários econômicos nacionais e internacionais. Regras importantes para elaboração de cenários econômicos. Avaliação de cenário econômico e de tendências. Avaliação de cenários globais: mercados emergentes e mercados desenvolvidos. Impactos do cenário mundial na economia brasileira.
  • Estatística Aplicada – 18h Estatística descritiva: Desvio padrão, covariância e coeficiente de correlação. Retorno esperado e retorno histórico. Introdução à probabilidade. Variáveis aleatórias discretas e contínuas. Análise Exploratória de Dados. Testes de hipóteses: H0 e H1; erros tipo I e II, ANOVA, Teste t. Análise de Regressão Linear Simples. Método dos Mínimos Quadrados. Coeficiente de Determinação. Teste de Significância. Regressão Múltipla. Análise de Regressão Linear Múltipla. Modelos para Séries Temporais Estacionárias. Modelos para Séries Temporais não Estacionárias. ARCH – GARCH.


GESTÃO DE PESSOAS E LIDERANÇA CONTEMPORÂNEA – 28h

  • Gestão de Pessoas – 14h
    Cenários em gestão de RH. Importância da gestão de RH. Fatores críticos na gestão de RH. Atração, captação e sucessão. Rotatividade. Remuneração. Avaliação de desempenho (como processo). Tendências: Gestão de talentos.
  • Liderança Contemporânea – 14h
    Cenários e tendências em liderança. Teoria sobre liderança. Papel e desafios da liderança. Demandas do líder contemporâneo. Estilos de comunicação.


GESTÃO FINANCEIRA EM VENDAS – 36H

  • Finanças Corporativas: Cálculo Financeiro e Análise de Investimentos – 18hJuros simples e compostos. Taxas proporcionais e equivalentes. Taxas reais e nominais. Taxas efetivas e taxas nominais. Estrutura Temporal de Taxas de Juros em reais e dólar. Séries de pagamentos. Sistemas de Amortização (Price, SAC e Americano). Ferramentas para análise de investimentos: Payback, TIR, VPL, TIR-modificada. Precificação de títulos públicos e privados.
  • Contabilidade e Análise de Demonstrações Financeiras – 1hA importância da Contabilidade como um sistema de informações. Estrutura das Demonstrações Financeiras. Balanço Patrimonial, DRE – Demonstração de Resultado do Exercício. Demonstração de Fluxo de Caixa. Análise das Demonstrações Financeiras. Análise vertical e horizontal. Análise por índices (rentabilidade, liquidez, estrutura de capital, índices operacionais). Ciclo Financeiro e Análise do Capital de Giro.


MARGEM, FORMAÇÃO DE PREÇO E INVESTIMENTOS EM ATIVIDADES PROMOCIONAIS – 20H

  • Margem, Formação de Preço e Impostos – 12h
    Conceituação sobre Preços e Margens. Diferenciação entre Margem e Mark Up. O sistema tributário para operações de varejo: Regimes de apuração, IPI / ICMS / PIS / COFINS / IR / CSLL / Simples / ISS, Substituição tributária de ICMS. Custo de Mercadorias e Serviços. Cálculo e Análise de Margens. Estratégias de Precificação. Análise da Cadeia de Valor.
  • Gestão de Investimento em Atividades Promocionais – 8h
    O conceito de Promoção. O conceito de Retorno sobre Investimentos. Retorno sobre Investimentos em Atividades Promocionais: Forma de Cálculo, Break-Even Point, Interpretando o ROI, ROI para Desconto em Preço, Ferramenta de ROI. Exercícios.


GESTÃO DE OPERAÇÕES E INFORMAÇÕES – 20H

 

  • Gestão Estratégica de Operações – 10hImportância da gestão estratégica das operações para as organizações. A relação benefício x preço x custo. Desenvolvimento de uma estratégia de operações orientada ao cliente. Alinhamento estratégico das operações. Fluxos em gestão da cadeia de valor. Novas formas de relacionamento na cadeia de valor. Escolha das dimensões competitivas. Decisões operacionais ou estratégicas na cadeia de valor. Ferramentas e técnicas de gestão de operações. Diferencial competitivo em redes de suprimentos. Desafios enfrentados na gestão de operações frente à competição global e o dinamismo das mudanças tecnológicas. Tendências na gestão de operações.
  • Gestão Estratégica de Informação – 10hOs impactos que a TI tem exercido nos negócios. A tecnologia da Informação e suas aplicações no mundo corporativo. Sistemas de informação transacionais e gerenciais. E-business, quadros de referência de gestão de TI. Principais tendências.


TÓPICOS EM GESTÃO DE NEGÓCIOS – 16H

  •  Negócios Internacionais – 4hRelações Internacionais. Análise de Negócios Internacionais. Estratégias de Empresas Globais. Internacionalização de Empresas. Desafios e Tendências para os Negócios Internacionais.
  • Inovação – 4h
    Inovação e seus diversos significados. O valor da Inovação: produtividade, competitividade e aumento de performance. Adequação da inovação com a estratégia de negócio. Dimensões estratégicas para inovar: produto, marca, posicionamento, modelo de negócio, serviços. Ferramentas para inovação. Cultura da inovação – o perfil da empresa e do profissional inovador. Ciclo de vida da inovação. Estratégias quanto à operacionalização da gestão da inovação. Fatores críticos de sucesso na gestão da inovação. Cases e exemplos práticos.
  • Ambiente Legal de Negócios: Direito do Consumidor – 4h
    Definições e Conceitos. Responsabilidade de Fornecedores e Comerciantes. Práticas Comerciais. Práticas Abusivas. Direitos Básicos dos Consumidores. Efeitos em outros Ramos do Direito. Órgão de Apoio.
  •  Risco Organizacional – 4hAspectos gerais da gestão de riscos. As quatros dimensões dos riscos: risco de mercado, risco de crédito, risco operacional e risco legal. Outros tipos de risco: Liquidez, Ambiental, Imagem. Introdução à medição dos riscos – aspectos estatísticos. Gestão Integrada de Riscos
  • Gestão e Planejamento Comercial – 18hEvolução do conceito de vendas e o seu modelo e gestão. Atributos, responsabilidades e atividades do gestor comercial. Profissionalização do ambiente de vendas. Planejamento de uma venda. O processo de gerenciamento de vendas. Integração da estrutura de vendas nas organizações. Construção e desenvolvimento da equipe de vendas. Mapeamento de território e roteirização. Estrutura e organização da equipe de vendas. Avaliação da eficácia da estrutura de vendas. Segmentação e gestão de conta-chave. Indicadores de desempenho. Filosofia da gestão de vendas.
  • Gestão de Canais e Logística – 18hCanais de distribuição: conceito, estratégias e estruturas. Funções dos canais de distribuição. Papel e importância dos elementos participantes dos canais. Alinhamento estratégico entre Marketing e Logística. Canais de marketing e as operações de distribuição. Decisões estratégicas de canais. Canais verticais, híbridos e múltiplos. Relacionamento com fornecedores e parceiros. Sistema logístico empresarial: definição e conceitos. Competência e tarefas da Logística: Armazenagem, movimentação, transporte. Integração das operações logísticas. Capacidade de prestação do serviço e atendimento ao pedido perfeito. Criação de valor. Concepção e gestão da cadeia de suprimentos. Análise do ambiente logístico brasileiro. Tipos e estratégias de localização. Centros de distribuição e operadores logísticos. Logística global. Medidas de desempenho na logística de distribuição. Discussão de cases.
  •  Internet como Canal de Vendas e Mídias Sociais – 16hA escolha de canais de vendas. Os impactos estratégicos da Internet nos negócios. A internet como canal de vendas: lojas físicas x lojas virtuais. Estratégias de vendas no ambiente digital. Como vender pela internet e integrar as operações comerciais com outros canais de vendas. Busca como ferramenta de vendas. Marketing na era digital. Entendendo o público alvo – o consumidor on-line. As mudanças no comportamento do consumidor na era digital. Gestão de ações on-line de marketing e vendas. E-Strategy. Internet marketing: tendências e atualidades. E-commerce. Mobile commerce. Social commerce. Redes Sociais. Exemplos e casos práticos.


TRADE MARKETING E GESTÃO DE CONTRATOS EM VENDAS – 20H

  • Trade Marketing – 10hConceito de Trade Marketing. Modelos de atuação entre fabricantes e pontos de vendas. O conceito de marketing mix aplicado aos canais de vendas. Atuação de Trade Marketing no Shopper Marketing.  A importância de Trade Marketing para as organizações. A interface do Trade Marketing na gestão de conflitos entre canais. Calendário Promocional Marketing. Tipos de métricas de desempenho. Estruturas de equipes de Trade Marketing. Cases.
  • Gestão de Contratos – 10hDiferentes formas de contratação e seu  processo no Brasil. Atividades que podem ser objetos de contratação. O papel do administrador no controle e na gestão de contratos. Conceito de contrato e seu modelo como agente-principal na negociação. Contratos completos e contratos incompletos. A construção da informação nos contratos para a tomada de decisão. Conceito de licitação, processo e modalidades: concessão; permissão; franquia; terceirização. Gestão e acompanhamento do contrato (SLA – Service Level Agreement) . Responsabilidades contratuais e extracontratuais. Acompanhamento econômico-financeiro. Benefícios para a sociedade, o contratado e o contratante. Negociação e renegociação dos contratos. Extinção do contrato.


MARKETING EM VENDAS – 20H

  • Marketing Estratégico – 18hFundamentos de Marketing. Planejamento, implementação e gestão de marketing. O papel do marketing nas organizações. Estratégias competitivas em marketing. Segmentação, posicionamento e colocação no mercado. Desenvolvimento do mix de marketing (produto, preço, canais de distribuição e promoção). Planejamento, implantação e controle de marketing. Processo de abertura de novos mercados e manutenção ou crescimento em mercados correntes. Decisões de Marketing em um ambiente de mercado dinâmico. Casos e exercícios.
  • Segmentação e Posicionamento – 10hMarketing de massa, de segmento e de nicho. Segmentação de mercado: tipos e variáveis (geográficas, demográficas, psicográficas e comportamentais). Seleção de mercado-alvo: critérios. Posicionamento: definição e estratégias disponíveis. Segmentação Empresarial. Matriz de posicionamento. Exemplos e cases.
  •  Gestão do Relacionamento com o Cliente (CRM) – 12hCRM: origem, princípios, objetivos. Estratégias e táticas do marketing de relacionamento. O marketing de relacionamento e seu impacto na competitividade das empresas. A importância da retenção e da lealdade dos clientes. O valor do cliente ao longo do tempo (customer equity ou lifetime value). A preparação da empresa para a gestão do relacionamento com o cliente. Programas de relacionamento, lealdade e fidelidade. Casos e exemplos de ações de relacionamento.


TÉCNICAS DE VENDAS - 32H

  • Técnicas de Apresentação e Visita a Clientes – 16hOs vários tipos/estilos de clientes – como abordar e lidar com cada um em função do estilo do negociador. Se programando para uma visita. Como agir e como se portar. Conceito de “boa apresentação”. Etapas no Desenvolvimento de uma apresentação: preparação, introdução, exposição e encerramento/conclusão – Melhores práticas e o que não fazer. Conteúdo e organização da apresentação.  Treinando a apresentação para estar em palco. Estruturando uma mensagem para ser mais clara e persuasiva. Uso de recursos audiovisuais. Formas de tornar o discurso mais atraente. Vias de comunicação não-verbais: aparência, postura, movimentação, expressões faciais e gestos. Implementando técnicas para captar a atenção do grupo. Ações perante as diferentes reações da plateia.  Identificando quais erros não cometer e o comportamento a adotar. O stress e a ansiedade em falar em público. Fala de improviso: características e preparação para a fala de improviso. Dinâmicas e exercícios.
  •  Técnicas de Vendas B2B e B2C – 16hVendas no varejo e vendas empresariais. Diferenças entre vendas B2B e B2C. Características conjunturais das vendas B2B. Etapas das vendas empresariais: prospecção, planejamento da visita, elaboração de uma proposta eficaz, entrevista de vendas, importância das perguntas, apresentação de vendas, natureza e tratamento de objeções, técnicas de fechamento de venda, pós vendas. O vendedor como verdadeiro diferencial nas negociações B2B: entendendo o modo como uma organização realiza a compra, identificando os reais tomadores de decisão, avaliando as diferentes necessidades de todos os participantes do processo de vendas e construindo valor. Técnicas de Vendas para o Varejo (B2C). Principais erros cometidos em uma negociação e em uma venda. Princípios da negociação e de uma venda; Habilidades de um negociador/vendedor. Perfil do negociador. A importância do alinhamento das técnicas de vendas a cada segmento de clientes.


PÓS VENDAS E NEGOCIAÇÃO – 28H

  • Pós Vendas – 8hO pós-vendas como ferramenta de competitividade. Pós-vendas: como fazer e por que é tão importante? Pós-Vendas e retenção de clientes. Script do pós-vendas: o passo a passo do processo. Pós-venda formal – realizado pela empresa – versus pós venda informal – realizado pelo vendedor. O pós venda informal como verdadeiro diferencial competitivo. Como lidar com as informações levantadas durante o pós-vendas. Estruturando o pós-vendas em uma empresa. Perpetuando o processo com ações efetivas para manter o cliente satisfeito. Exemplos e cases bem sucedidos de Pós-Vendas.
  • Negociação Estratégica – 8h
    Conceito de Negociação: o que é e o que não é uma negociação. Princípios Gerais da negociação.  Tipos de negociadores. Principais tipos e modelos de negociação; Conhecimento da outra parte: valores e atitudes. Variáveis básicas da negociação: tempo, poder e informação. Tipos psicológicos na solução dos conflitos. Comunicação assertiva e a construção de relacionamentos vantajosos. Habilidades de um negociador. Estratégias e táticas ativas e defensivas no processo de negociação. Principais erros cometidos em uma negociação. Exercícios e dicas práticas para uma boa negociação.
  •  Laboratório de Negociação e Vendas – 12hAncoragem/ Vieses emocionais e escalada. Mudanças estruturais na escalada. Armadilhas na negociação. Ingenuidade e relação com o conflito. Objeções e Impasses: como superá-los nas vendas e nas negociações. Situação de impasse. Micro-economia aplicada a negociação. Modelos aplicados para a tomada de decisão. Elaboração de um plano individual de melhoria em técnicas de vendas e negociação. Estudos de casos e simulações de negociações.


SIMULAÇÃO EMPRESARIAL APLICADA AOS NEGÓCIOS – 56H

  • Simulação Empresarial aplicada aos Negócios – 56h
    Simulação de gestão empresarial em um mercado simulado. Tomada de decisões estratégicas e operacionais visando a aplicação dos principais conceitos de administração geral. Administração de vendas e precificação. Administração financeira orçamentária. Administração de RH e sua gestão com uma avaliação imediata dos impactos nos resultados das empresas simuladas. 


SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL – 30H - EAD

  • Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa– 30hConceito e histórico da responsabilidade social e da sustentabilidade nas empresas. Indicadores de responsabilidade social e sustentabilidade. Visão integrada de sustentabilidade. Balanço social. Sustentabilidade nas empresas brasileiras: casos, aplicações e políticas. Aplicação da responsabilidade social nas empresas: estudos de caso.


CRIAÇÃO DE VALOR COM DIFERENCIAL DA INTELIGÊNCIA DE MERCADO – 28H

  • Inteligência Emocional e Gestão do Relacionamento – 14h
    Como reagimos aos relacionamentos. Como se dá o processo de ligação pessoal. Tipos psicológicos. Como funciona um processo de influência. Controle e Inteligência Emocional. Inteligência Social. Plano de evolução pessoal. Criação e posicionamento de uma marca pessoal. Network e criação de redes de relacionamento.
  • Gestão do Conhecimento – 14h
    Importância do conhecimento organizacional para a competitividade. Fatores que estimulam o aprendizado organizacional. Propostas de ambientes organizacionais que estimulem a inovação. Geração, mapeamento, distribuição e compartilhamento do conhecimento. Plano de ação e continuidade do aprendizado.


EMPREENDEDORISMO – 35H - EAD

  • Empreendedorismo – 35hA importância do empreendedorismo corporativo nas empresas. O desenvolvimento da competência empreendedorismo corporativo em profissionais. Os elementos que constituem um empreendedor nas empresas. Empreendedor Clássico x Empreendedor Corporativo. O DNA de um empreendedor corporativo. Estrutura Geral e Tipos de Planos de Negócios. – Transformando uma ideia em oportunidade. Análise de Mercado (setor, concorrência e segmento de mercado). Plano Financeiro. Plano de Marketing no Plano de Negócios. Desenvolvendo a estratégia do Negócio.


GOVERNANÇA CORPORATIVA E ÉTICA EMPRESARIAL – 35H - EAD

  • Governança Corporativa e Ética Empresarial – 35hPráticas, Processos de Gestão e Teoria das Organizações. Conflitos de Agência e Teoria da Firma. Governança Corporativa: Definições e conceitos; Principais mecanismos; Custos e benefícios; Função-objetivo das empresas; Relação entre governança e valor das empresas; Códigos das Melhores Práticas. Ética empresarial. Ética nos Negócios. Código de Ética e Governança.


Corpo docente:

Formado por professores mestres e doutores da Fundação Instituto de Administração (FIA), além de profissionais e palestrantes com notório saber das disciplinas ministradas, ampla experiência de aula e de mercado.

Sistema de Avaliação:

Cada módulo é composto por disciplinas. Os alunos serão avaliados em cada uma das disciplinas do programa por meio de prova escrita, além de trabalhos individuais ou em grupo. No caso da avaliação da disciplina ocorrer por prova e trabalhos, a média ponderada da mesma será composta pelos pesos de 70% e 30%, respectivamente. Os trabalhos terão peso máximo de 30%. A nota do módulo será composta pela média das disciplinas que o compõe e deverá ser, no mínimo, 7,0 (sete).

TCC

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um dos instrumentos utilizados na avaliação do aproveitamento do aluno nos MBAs e Pós-Graduações da FIA e constitui-se em uma oportunidade orientada para o experimento e a aplicabilidade dos conceitos estudados e debatidos ao longo do curso.

Constitui-se em um trabalho próprio, individual, original, redigido em língua portuguesa, oferecendo uma contribuição relevante para a área de conhecimento em questão, satisfazendo os requisitos de complexidade exigidos para o nível de especialista nos cursos de Pós-Graduação e MBAs da FIA.

Ressalta-se que, para o desenvolvimento do TCC, o aluno deve apresentar um estudo de caso aplicado. Não serão aceitos estudos puramente bibliográficos, fundamentados apenas em informações de livros, internet e dados disponíveis ao público em geral.

Material Didático:

Desenvolvido pela equipe técnica responsável. Incluso no programa.

Certificação:

Será considerado aprovado no curso, o aluno que obtiver simultaneamente: (1) média final igual ou superior a 7 (sete), (2) atingir frequência mínima de 50% (cinquenta por cento) das aulas programadas de cada disciplina ou módulo do curso e, também, de 75% (setenta e cinco por cento) do total de horas-aula do curso, (3) ter sido aprovado no Trabalho de Conclusão do Curso, com média final igual ou superior a 7 (sete). Ao pós-graduando que cumprir tais requisitos é conferido o certificado de pós-graduação lato sensu, emitido pela Faculdade FIA de Administração e Negócios, de acordo com a Resolução CNE/CES nº 1 de 8/6/2007, em nível de Especialização ou MBA, acompanhado do respectivo histórico escolar.

Pré-requisitos:

  • Formação superior completa com título reconhecido pelo MEC
  • Experiência profissional relevante superior a 2 anos
  • Disponibilidade de tempo para estudos extraclasse
  • Leitura na língua inglesa (recomendável)

Seleção

Os interessados no curso passam por processo seletivo para a formação das turmas, no qual é realizada uma analise curricular com base nas informações declaradas na ficha de inscrição, além de uma entrevista individual com a coordenação do programa.

Contato:

Tel.: (11) 3894-5004
Email: cursoslabfinprovar@fia.com.br

Entre em contato

 (11) 3894-5004
De seg. a sex. das 9h às 20h
cursoslabfinprovar@fia.com.br