MBA

Gestão de Negócios: Varejo Farmacêutico

MBA Gestão de Negócios: Varejo Farmacêutico


COORDENAÇÃO:

Prof. Dr. Claudio Felisoni de Angelo – Presidente do Conselho do PROVAR e Professor Titular da FEA – USP.

Prof. Dr. José Roberto Securato – Presidente do Conselho do LABFIN e Professor Titular da FEA – USP.

FIA E O MBA

A FIA – Fundação Instituto de Administração é uma entidade privada sem fins lucrativos, estabelecida em 1980 por iniciativa de professores do Depto. de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – FEA/USP (Universidade de São Paulo).

Desde o lançamento do 1º curso de MBA, em 1993, mais de 6 mil alunos já foram formados pela FIA. Em 2005 foi declarada como instituição de utilidade pública federal conforme publicação no Diário Oficial da União.

Todos os cursos de MBAs são reconhecidos pelo MEC, bem como têm a sua qualidade certificada pela AMBA – Association of MBAs, entidade sediada em Londres e que reúne as mais conceituadas escolas de negócios do mundo.

O Pós-MBA classificou-se no ranking Educação Executiva da Financial Times 2010, obtendo a 26ª colocação entre 60 escolas do mundo todo e coloca a FIA entre as primeiras escolas brasileiras classificadas nesse prestigioso ranking, na categoria “Cursos Abertos de Educação Executiva”.

O MBAs FIA caracterizam-se pela seriedade do seu desenvolvimento, a exigência da presença dos alunos às aulas e a assiduidade dos alunos aos estudos. Também se caracterizam pela frequente avaliação dos conteúdos das disciplinas e desempenho dos professores de forma a manter a excelência da FIA como uma das melhores Escolas de Negócios do Brasil.

A coordenação do curso estará a cargo dos professores Dr. José Roberto Securato e Prof. Dr. Claudio Felisoni de Angelo.

Diferencial do Curso

Um dos diferenciais do curso é a composição equilibrada entre a teoria e a prática, com a apresentação e discussão de conceitos e métodos relacionados às diferentes áreas da gestão de negócios de varejo farmacêutico, além de apresentação de cases práticos sobre os temas discutidos em aula, em uma linguagem focada no segmento farmacêutico.

Objetivos:

  • Atualizar conhecimentos, apresentando e discutindo conceitos e métodos relacionados com as diferentes áreas de negócios do varejo farmacêutico;
  • Enfatizar e valorizar os aspectos teóricos e instrumentalizar os participantes para que os conceitos estudados possam ser aplicados na prática;
  • Construir um foro de discussão de ideias e de intercâmbio de conhecimentos entre os participantes.

Perfil do aluno

Os alunos deste curso buscam aprofundamento e atualização nas questões relativas à gestão, à evolução do varejo farmacêutico e às atividades relacionadas a ele, cujo perfil é composto por profissionais responsáveis pela definição de soluções, administração de processos e estratégias das empresas vinculadas ao varejo farmacêutico, como gestores que ocupam cargos gerenciais ou com perspectivas de virem a assumir posições estratégicas na área.

Metodologia e desenvolvimento das aulas

A metodologia do curso se utiliza da alta participação dos alunos por meio de aulas expositivas, palestras, aulas práticas, estudos de caso e trabalhos em grupo, desenvolvendo assim o comportamento e as atitudes empreendedoras de seus alunos. Também são realizadas simulações e jogos de empresas, intercâmbio de experiências e a elaboração de projeto de conclusão do curso, onde os conceitos e técnicas estudados são aplicados à realidade dos participantes. Todo o Material Didático também será disponibilizado aos alunos de forma eletrônica – via portal.

Carga Horária

600 horas/aula, divididas da seguinte forma:

  • 400h- aula presenciais;
  • 100h – estudos dirigidos;
  • 100h – TCC

MATRIZ CURRICULAR*

Módulo Geral Disciplinas CH
Economia e Contabilidade Economia Aplicada e Cenários Econômicos Globais 16
Contabilidade e Análise de Demonstrações Financeiras 16
Estratégia e Marketing Estratégia Empresarial 18
Marketing Estratégico 18
Gestão Estratégica de Pessoas Gestão do Capital Humano 14
Liderança e Condução de Equipes 14
Métodos Quantitativos Aplicados e Finanças Corporativas Finanças Corporativas: Cálculo Financeiro e Análise de Investimentos 18
Estatística Aplicada 18
Gestão de Operações e Informações Gestão Estratégica de Operações 10
Gestão Estratégica de Informações 10
Tópicos Avançados de Gestão Inovação 4
Negócios Internacionais 4
Introdução ao Conceito de Risco 4
Direito do Consumidor 4
Sustentabilidade e Responsabilidade Social Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa (EaD) 30
Empreendedorismo Empreendedorismo (EaD) 35
Governança Corporativa e Ética Empresarial Governança Corporativa e Ética Empresarial (EaD) 35
Total Módulo Geral   268
Módulo Específico Disciplinas CH
Gestão Varejista Gestão Varejista: Mercados e Formatos 14
Normas internacionais, Organismos de Regulamentação Farmacêutica e Legislação Sanitária 14
Gestão e Criação de Valor Gestão Estratégica de Marcas 14
Pesquisa e Dimensionamento de Mercado 14
Comportamento e Atitudes de Compras no Varejo 12
Inteligência de Mercado e

Gestão de Projetos

Inteligência de Mercado 12
Gestão de Projetos em Sistemas de Saúde 12
Planejamento Financeiro no Varejo Gestão de Custos e Orçamento 14
Formação de Preços e Análise Tributária no Varejo 14
Gestão de Operações no Varejo Gestão do Mix de Sortimento 14
Trade Marketing no varejo 10
Prevenção de Perdas 4
E-commerce no Varejo e CRM: Marketing de Relacionamento e Serviços com Cliente CRM: Marketing de Relacionamento e Serviços com Cliente 8
E-commerce e Mídias Sociais 8
Tópicos Avançados de Varejo Técnicas de Vendas e Negociação 12
Simulação Empresarial 56
Total Módulo Específico   232

* A FIA reserva-se ao direito de modificar o conteúdo programático do curso caso seja necessário atualizá-lo, desde que mantendo a carga-horária adquirida pelo participante.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

ECONOMIA E CONTABILIDADE – 32h

  • Economia Aplicada e Cenários Econômicos Globais – 16h
    Fundamentos de política econômica e seus Instrumentos. Agregados macroeconômicos. Principais variáveis macroeconômicas e suas relações. PIB-Produto Interno Bruto, taxa de juros, taxa de câmbio e balanço de pagamentos. Cenários econômicos nacionais e internacionais. Regras importantes para elaboração de cenários econômicos. Avaliação de cenário econômico e de tendências. Avaliação de cenários globais: mercados emergentes e mercados desenvolvidos. Impactos do cenário mundial na economia brasileira.
  • Contabilidade e Análise de Demonstrações Financeiras – 16h
    A importância da Contabilidade como um sistema de informações. Estrutura das Demonstrações Financeiras. Balanço Patrimonial, DRE – Demonstração de Resultado do Exercício. Demonstração de Fluxo de Caixa. Análise das Demonstrações Financeiras. Análise vertical e horizontal. Análise por índices (rentabilidade, liquidez, estrutura de capital, índices operacionais). Ciclo Financeiro e Análise do Capital de Giro.


ESTRATÉGIA E MARKETING – 36h

  • Estratégia Empresarial – 18h
    Natureza da Estratégia e suas dimensões: desafios, definições e níveis (corporativo, competitivo e funcional). Processos de definição de Estratégia e etapas de um processo de Planejamento Estratégico – Estratégias Deliberadas X Emergentes. Vantagem Competitiva: conceitos, vantagem competitiva de custos X diferenciação. Análise do ambiente externo: macro ambiente e ambiente competitivo. Análise dos Recursos e Capacidades Organizacionais: Visão Baseada em Recursos, Análise SWOT. Matriz de Decisões Estratégicas. Execução da Estratégia: desafios e modelos. Introdução ao Balanced Scorecard (BSC): visão financeira, clientes, processos internos, aprendizado e crescimento. Processos para organizações voltadas à estratégia. Benefícios de gerenciar com BSC. Alinhamento do BSC à gestão dos negócios. Oportunidades de gerenciar com BSC. Os processos de construção e implementação do BSC.
  • Marketing Estratégico – 18h
    Fundamentos de Marketing. Planejamento, implementação e gestão de marketing. O papel do marketing nas organizações. Estratégias competitivas em marketing. Segmentação, posicionamento e colocação no mercado. Desenvolvimento do mix de marketing (produto, preço, canais de distribuição e promoção). Planejamento, implantação e controle de marketing. Processo de abertura de novos mercados e manutenção ou crescimento em mercados correntes. Decisões de Marketing em um ambiente de mercado dinâmico. Casos e exercícios.


GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS – 28h

  • Gestão do Capital Humano – 14h
    Cenários em gestão de RH. Importância da gestão de RH. Fatores críticos na gestão de RH. Atração, captação e sucessão. Rotatividade. Remuneração. Avaliação de desempenho (como processo). Tendências: Gestão de talentos.
  • Liderança e Condução de Equipes – 14h
    Cenários e tendências em liderança. Teoria sobre liderança. Papel e desafios da liderança. Demandas do líder contemporâneo. Estilos de comunicação.


MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS E FINANÇAS CORPORATIVAS – 36h

  • Finanças Corporativas: Cálculo Financeiro e Análise de Investimentos – 18h
    Juros simples e compostos. Taxas proporcionais e equivalentes. Taxas reais e nominais. Taxas efetivas e taxas nominais. Estrutura Temporal de Taxas de Juros em reais e dólar. Séries de pagamentos. Sistemas de Amortização (Price, SAC e Americano). Ferramentas para análise de investimentos: Payback, TIR, VPL, TIR-modificada. Precificação de títulos públicos e privados.
  • Estatística Aplicada – 18h 
    Estatística descritiva: Desvio padrão, covariância e coeficiente de correlação. Retorno esperado e retorno histórico. Introdução à probabilidade. Variáveis aleatórias discretas e contínuas. Análise Exploratória de Dados. Testes de hipóteses: H0 e H1; erros tipo I e II, ANOVA, Teste t. Análise de Regressão Linear Simples. Método dos Mínimos Quadrados. Coeficiente de Determinação. Teste de Significância. Regressão Múltipla. Análise de Regressão Linear Múltipla. Modelos para Séries Temporais Estacionárias. Modelos para Séries Temporais não Estacionárias. ARCH – GARCH.


GESTÃO ESTRATÉGICA DE OPERAÇÕES E INFORMAÇÕES – 20h

  • Gestão Estratégica de Operações – 10h
    Importância da gestão estratégica das operações para as organizações. Cadeia de abastecimento e canais: conceito, estratégias e estruturas. Funções dos canais de distribuição. Papel e importância dos elementos participantes dos canais. Cadeia produtiva e as oportunidades de negócios que estas cadeias apresentam entre os seus membros componentes. Varejo e indústria. Decisões estratégicas de canais. Canais verticais, híbridos e múltiplos. Sistema logístico empresarial: definição e conceitos. Competência e tarefas da logística: Armazenagem, movimentação e transporte. Relacionamento com fornecedores e parceiros. Logística e estratégias de operações. Medidas de desempenho na logística de distribuição. Capacidade de prestação do serviço e gestão da demanda através do atendimento ao pedido perfeito. Centros de distribuição e operadores logísticos. Conceito de estoques e gestão de estoques. Estoque de segurança. Estoque objetivo e como calcular. Erro nos estoques ao longo da cadeia. Estoques x vendas perdidas, Giro estoques x nível de serviço. Estoques x transporte. Estoques x localização. Discussão de cases.
  • Gestão Estratégica de Informação – 10 h
    Os impactos que a TI tem exercido nos negócios. A tecnologia da Informação e suas aplicações no mundo corporativo. Sistemas de informação transacionais e gerenciais. E-business, quadros de referência de gestão de TI. Principais tendências.


TÓPICOS AVANÇADOS DE GESTÃO – 16h

  • Inovação – 4h
    Inovação e seus diversos significados. O valor da Inovação: produtividade, competitividade e aumento de performance. Adequação da inovação com a estratégia de negócio. Dimensões estratégicas para inovar: produto, marca, posicionamento, modelo de negócio, serviços. Ferramentas para inovação. Cultura da inovação – o perfil da empresa e do profissional inovador. Ciclo de vida da inovação. Estratégias quanto à operacionalização da gestão da inovação. Fatores críticos de sucesso na gestão da inovação. Cases e exemplos práticos.
  • Negócios Internacionais – 4h
    Relações Internacionais. Análise de Negócios Internacionais. Estratégias de Empresas Globais. Internacionalização de Empresas. Desafios e Tendências para os Negócios Internacionais.
  • Introdução ao Conceito de Risco – 4h
    Aspectos gerais da gestão de riscos. As quatros dimensões dos riscos: risco de mercado, risco de crédito, risco operacional e risco legal. Outros tipos de risco: Liquidez, Ambiental, Imagem. Introdução à medição dos riscos – aspectos estatísticos. Gestão Integrada de Riscos.
  • Direito do Consumidor – 4h
    Definições e Conceitos. Responsabilidade de Fornecedores e Comerciantes. Práticas Comerciais. Práticas Abusivas. Direitos Básicos dos Consumidores. Efeitos em outros Ramos do Direito. Órgão de Apoio.


SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL – 30h EAD

  • Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa– 30h
    Conceito e histórico da responsabilidade social e da sustentabilidade nas empresas. Indicadores de responsabilidade social e sustentabilidade. Visão integrada de sustentabilidade. Balanço social. Sustentabilidade nas empresas brasileiras: casos, aplicações e políticas. Aplicação da responsabilidade social nas empresas: estudos de caso.


EMPREENDEDORISMO – 35H - EAD

  • Empreendedorismo – 35h
    A importância do empreendedorismo corporativo nas empresas. O desenvolvimento da competência empreendedorismo corporativo em profissionais. Os elementos que constituem um empreendedor nas empresas. Empreendedor Clássico x Empreendedor Corporativo. O DNA de um empreendedor corporativo. Estrutura Geral e Tipos de Planos de Negócios. – Transformando uma ideia em oportunidade. Análise de Mercado (setor, concorrência e segmento de mercado). Plano Financeiro. Plano de Marketing no Plano de Negócios. Desenvolvendo a estratégia do Negócio.


GOVERNANÇA CORPORATIVA E ÉTICA EMPRESARIAL – 35H - EAD

  • Governança Corporativa e Ética Empresarial – 35h
    Práticas, Processos de Gestão e Teoria das Organizações. Conflitos de Agência e Teoria da Firma. Governança Corporativa: Definições e conceitos; Principais mecanismos; Custos e benefícios; Função-objetivo das empresas; Relação entre governança e valor das empresas; Códigos das Melhores Práticas. Ética empresarial. Ética nos Negócios. Código de Ética e Governança.


GESTÃO VAREJISTA– 28H

  • Gestão Varejista: Mercados e Formatos – 14h
    Varejo: Conceitos e classificações. O papel do varejo na economia. Cenários do mercado de varejo farmacêutico no Brasil e no mundo. Principais players e segmentos no varejo farmacêutico. Formatos de varejo. Varejo multicanal e multiformato. Busca pela excelência nos processos e na gestão. Diferenciação versus custos. Relação Indústria Farmacêutica x Varejo de farmácias e drogarias.  Expansão das redes no Brasil e a internacionalização das Drugstores. As Best practices de empresas varejistas brasileiras e internacionais. Tendências e desafios do varejo farmacêutico no Brasil. Discussões de casos.
  • Normas internacionais, Organismos de Regulamentação Farmacêutica e Legislação Sanitária – 14h
    Legislação Brasileira, Normas Internacionais e Órgãos Reguladores da Indústria e Varejo Farmacêutico. Papel da ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária e CRF (Conselho Regional de Farmácia). Critérios básicos para a promoção de medicamentos da OMS. Legislação sanitária.


GESTÃO E CRIAÇÃO DE VALOR – 40H

  • Gestão Estratégica de Marcas – 14h
    Importância e função das marcas. Produto x marcas. Construção, manutenção e reposicionamento de marcas. Principais conceitos da marca: Brand equity, Identidade, Posicionamento, Personalidade, Caráter, Imagem. Estratégias de Marcas: Marcas guarda-chuva, Marcas múltiplas, Extensão de imagem, Estratégia mista, Co-branding, Trading-up/trading-dow. Domínios na Internet, Logotipos e símbolos, Personagens, Slogans, Jingles, Embalagens e rótulos; Marcas próprias. Tendências na construção de marcas.
  • Pesquisa e Dimensionamento de Mercado – 14h
    A pesquisa e o planejamento de marketing. Etapas de um do processo de pesquisa de marketing. Importância do briefing. Tipos de estudos – estudos qualitativos – estudos quantitativos. Análise, tabulação e interpretação de dados. A pesquisa na internet enquanto coleta de dados. Dimensionamento de Mercado. Segmentação de mercado: tipos e variáveis (geográficas, demográficas, psicográficas e comportamentais). Seleção de mercado-alvo: critérios. Posicionamento: definição e estratégias disponíveis. Exemplos e cases.
  • Comportamento e Atitudes de Compras no Varejo – 12h
    Os novos cenários mercadológicos. Inovação com foco no Cliente. Analises preditivas de comportamento e consumo. Conceito e foco estratégico dos estudos de comportamento do consumidor. Os novos consumidores: novas necessidades e demandas, suas características e perfis. O Consumidor 2.0 e as novas Tecnologias. O consumidor colaborativo e o varejo co-criativo. Os novos cenários demográficos e econômicos e as novas fronteiras do consumo. Gerenciando o novo modelo diamante: A evolução das necessidades e a mudança na ‘pirâmide’ de rendas e negócios. Pensando o pós compra e agindo no pós venda. O shopper marketing. Como pensar o PDV como ponto de experiência e interação com o Shopper. O novo shopper e o varejo sensorial, recreativo e consultivo. Apresentação de cases para discussão.


INTELIGÊNCIA DE MERCADO E GESTÃO DE PROJETOS – 24H

  • Inteligência de Mercado – 12h
    Fundamentos, conceitos centrais e definições do ciclo de inteligência de mercado. Inteligência competitiva e a tomada de decisões. Metodologia de implantação do ciclo de inteligência. Exploração das fases do ciclo de inteligência: planejamento e vigilância; Processo de coleta; Proteção e armazenamento; Transformação das informações em inteligência; Disseminação; Feedback e mensuração dos resultados. Passo a passo da operacionalização de cada etapa. Casos aplicados.
  • Gestão de Projetos em Sistemas de Saúde – 12h
    Conceitos de gerenciamento de projetos. Uso de projetos na implementação das estratégias operacionais. Áreas de conhecimento do PMBOK® (PMI). Definição de escopo de objetivos de projetos. Interação cross-functional.  Seleção da equipe e gestor do projeto. Planejamento de projetos. Execução de projetos. Diagrama e redes de projetos. Sequência das atividades críticas que determinam a duração de um projeto. Considerações para a avaliação de riscos de um projeto. Razões de falhas em projetos. Cálculo da probabilidade de completar o projeto no prazo pré-determinado. Cronograma de projeto de mínimo custo. Análise custo X tempo. Monitoramento e controle de projetos em Saúde. Encerramento de projetos. Estudo de Caso  PBM, Licitações.


PLANEJAMENTO FINANCEIRO NO VAREJO – 28H

  • Gestão de Custos e Orçamento– 14h
    Visão sistêmica de custos. Terminologia básica em custos. Classificação de custos e despesas quanto à relação com o volume. Relações custo-volume-lucro (margem de contribuição, ponto de equilíbrio, margem de segurança). Métodos de custeio (Absorção, Variável e Pleno). Introdução ao Custeio ABC. Estrutura Geral: Planejamento, Orçamento e Controle. Panorama atual do orçamento. Orçamento Operacional: Plano de Vendas, Produção, Compras, Estoque, Gastos de Capital, Despesas Operacionais. Orçamento Financeiro: Projeção de Balanço Patrimonial, Demonstração de Resultados e Demonstrativo de Fluxo de Caixa. Planejamento Financeiro de Curto Prazo: Capital de Giro. Planejamento Financeiro de Longo Prazo: Alavancagens (operacional, financeira e total).
  • Formação de Preços e Análise Tributária no Varejo – 14h
    Definição de preço e componentes estruturais. Posicionamento estratégico para efeitos de precificação. Normas tributárias brasileiras. Cálculo do custo das mercadorias e serviços. Substituição tributária de ICMS. Modelos quantitativos de precificação. Estratégias de precificação. Análise da margem operacional. Análise de uma cadeia de valor.


E-COMMERCE NO VAREJO E CRM: MARKETING DE RELACIONAMENTO E SERVIÇOS COM CLIENTE – 16H

  • E-commerce e Mídias Sociais – 8h
    Apresentar os principais conceitos e práticas dos modelos de negócio do varejo na Internet. Comércio Eletrônico – Modelos de Negócio. Os Números do Comércio Eletrônico no Brasil e no Mundo; O Mercado C2C e B2C; Barreiras de Crescimento; O Futuro do  Varejo on line; Ameaças e Oportunidades para o varejo tradicional. Mídias Sociais:  Estimular a Inovação digital, experiência e criatividade digital sobre critérios do social business e a importância das ferramentas de marketing digital.
  • Marketing de Relacionamento e Serviços de Atendimento ao Cliente – 8h
    Atendimento ao cliente. Mitos do atendimento. Tipos de serviços. Pós-atendimento. Pensamento estratégico: Instintivo, Emocional. Racional e intuitivo. Mente estratégica e os clientes. Vantagem competitiva. Desenvolvendo conhecimentos sobre os clientes.


GESTÃO DE OPERAÇÕES NO VAREJO – 28H

  • Gestão do Mix de Sortimento 14h
    Amplitude e profundidade de sortimento. Produtos substitutos e complementares. Preço e qualidade. Fatores que influenciam a decisão do mix de produtos. Necessidades dos Clientes. Sortimento como solução/categoria. Gerenciamento de categorias (GC): objetivos e expectativas. As etapas do GC. Indicadores de desempenho.
  • Trade Marketing – 10h
    Conceito de Trade Marketing. Modelos de atuação entre fabricantes e pontos de vendas. O conceito de marketing mix aplicado aos canais de vendas. Atuação de Trade Marketing no Shopper Marketing.  A importância de Trade Marketing para as organizações. A interface do Trade Marketing na gestão de conflitos entre canais. Calendário Promocional Marketing. Tipos de métricas de desempenho. Estruturas de equipes de Trade Marketing. Cases.
  • Prevenção de Perdas – 4h
    Conceitos gerais de perdas e prevenção de perdas. . Principais macros processos geradores de perdas. Direcionamento e principais benefícios da prevenção de perdas para o varejo. Aspectos Jurídicos. Abordagem preventiva e reativa. Casos e exemplos de prevenção de perdas no varejo.


TÓPICOS AVANÇADOS NO VAREJO – 68H

  • Técnicas de Vendas e Negociação – 12h
    A importância da negociação como diferencial competitivo. As diferenças da negociação por mercados. As fases da negociação. Estratégias e táticas da negociação. Os elementos e as variáveis básicas da negociação. Habilidades do negociador. Perfis dos negociadores e a solução de conflitos. Simulações de negociação. Vendas Consultivas e Pós Vendas.
  • Simulação Empresarial (Jogos de Empresas) – 56h
    Simulação de gestão empresarial em um mercado simulado. Tomada de decisões estratégicas e operacionais visando à aplicação dos principais conceitos de administração geral. Administração de vendas e precificação. Administração financeira orçamentária. Administração de RH e sua gestão com uma avaliação imediata dos impactos nos resultados das empresas simuladas.


TCC

  • TCC – Trabalho de Conclusão do Curso

Corpo docente:

O corpo docente é composto, em sua maioria, por professores doutores e mestres da Fundação Instituto de Administração em constante atividade de aprimoramento frente ao número de artigos publicados, pesquisas aplicadas à prática de mercado e treinamentos internacionais em importantes Universidades da Europa e dos EUA. Professores com vasta experiência de mercado e visão empresarial, altamente capacitados e com ótima didática, oferecem modernas e eficazes ferramentas de aprendizado, empregando em suas aulas cases reais para facilitar o processo de aprendizagem.

Sistema de  avaliação

Cada módulo é composto por disciplinas. Os alunos serão avaliados em cada uma das disciplinas do programa por meio de prova escrita, além de trabalhos individuais ou em grupo.

No caso da avaliação da disciplina ocorrer por prova e trabalhos, a média ponderada da mesma será composta pelos pesos de 70% e 30%, respectivamente. Os trabalhos terão peso máximo de 30%. A nota do módulo será composta pela média das disciplinas que o compõe e deverá ser, no mínimo, 7,0 (sete).

TCC

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um dos instrumentos utilizados na avaliação do aproveitamento do aluno nos MBAs e Pós-Graduações da FIA. É uma oportunidade orientada para o experimento e a aplicabilidade dos conceitos estudados e debatidos ao longo do curso.

Constitui-se em um trabalho próprio, individual, original, redigido em língua portuguesa, oferecendo uma contribuição relevante para a área de conhecimento em questão, satisfazendo os requisitos de complexidade exigidos para o nível de especialista nos cursos de Pós-Graduação e MBAs da FIA.

Ressalta-se que, para o desenvolvimento do TCC, o aluno deve apresentar um estudo de caso aplicado. Não serão aceitos estudos puramente bibliográficos, fundamentados apenas em informações de livros, Internet e dados disponíveis ao público em geral.

Os trabalhos escritos serão avaliados por uma banca composta de 3 (três) professores da FIA e a nota final será a média aritmética dessas três notas. Sua aprovação é condição necessária para obtenção do certificado.

 Certificação:

A Faculdade FIA de Administração e Negócios – mantida pela Fundação Instituto de Administração – expedirá Certificado de Conclusão do Curso aos alunos que tenham: (i) acompanhado o curso de modo satisfatório, consoante com os padrões exigidos pela Coordenação; (ii) frequentado, ao menos, 50% (cinquenta por cento) de cada disciplina oferecida e 75% (setenta e cinco por cento) do total de aulas do Curso; e (iii) obtido aprovação em avaliações e provas a que for submetido, incluindo os Estudos Dirigidos e o Trabalho de Conclusão do Curso.

Pré-requisitos:

  • Formação superior completa com título reconhecido pelo MEC
  • Disponibilidade de tempo para estudos extraclasse

Seleção:

Os interessados no curso passam por processo seletivo para a formação das turmas, no qual é realizada uma análise curricular com base nas informações declaradas na ficha de inscrição, além de uma entrevista individual com a coordenação do programa.

O coordenador buscará entender na entrevista de seleção as expectativas dos candidatos e se as mesmas estão em consonância com os objetivos e fundamentos do próprio curso.

Salientamos que as inscrições e entrevista com o coordenador não acarretam qualquer custo ao candidato.

Contato:

Tel.: (11) 3894-5004
Email: cursoslabfinprovar@fia.com.br
cursoslabfinprovarfia.com.br

Entre em contato

 (11) 3894-5004
De seg. a sex. das 9h às 20h
cursoslabfinprovar@fia.com.br

Data de início: 10/10/2017
Dias da semana: terças- feiras  das 19h00 às 23h00.
Local: Bela Vista – Av. Paulista, n° 302

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